Uncategorized

Uma linguagem necessária

Esse texto é na verdade um resumo de uma conversa que tive com um professor um dia desses pelo corredor da universidade onde estudo aqui em Joinville (Udesc).

Como profissional de tecnologia tenho visto que muitos dos colegas de profissão não dão a devida importância para uma linguagem extremamente necessária, a língua portuguesa.  Há certo preconceito por parte dos profissionais de tecnologia, principalmente desenvolvedores em relação a língua portuguesa. Certa vez ouvi que quem trabalha com desenvolvimento não precisa dominar o básico da língua portuguesa. Lembrando que não saber é uma coisa e não precisar é outra.

                Em primeiro lugar, devemos saber nos comunicar de forma clara e objetiva, seja na escrita ou na fala, em segundo lugar quem não tem o hábito da leitura e não tem algum domínio da língua portuguesa, terá sérias dificuldades de interpretação, e como fará ao receber um documento de requisitos em suas mãos? Ficará perguntando o tempo todo para o colega ao lado? Em terceiro lugar, o mercado está cada vez mais competitivo, é necessário que saibamos vender o nosso “peixe”, ou seja, precisamos ter um domínio ao apresentar  um projeto, uma ideia, um produto, seja para um cliente, seja na própria empresa, e se você não o fizer de forma clara, pode perder uma oportunidade.

                Sabemos que a língua inglesa é indispensável para quem é da área de T.I., porém vejo pessoas que gostam de exibir seu domínio nesse idioma e sequer sabem escrever um texto coerente, com ideias bem encadeadas, bem elaboradas e objetivas,  escrevem textos que só eles entendem. Não estou dizendo que todos os profissionais de T.I. devem dominar profundamente a língua portuguesa, o que quero dizer é que devem dominar o suficiente ao ponto que essa falta de domínio não seja um empecilho na sua vida. Se uma pessoa busca uma ascensão profissional, com certeza essa é uma das competências que ela deve dominar.

Para finalizar aí vai uma dica, a leitura é uma excelente forma de melhorar nosso vocabulário, nossa forma de se expressar, e hoje em dia onde a criatividade é indispensável, a leitura se torna ainda mais importante. Porém devemos ler qualquer coisa, seja uma ficção, um romance, um poema, qualquer coisa, sabe por quê? Porque a criatividade vem desse tipo de conteúdo, não vem de livros técnicos, lendo livros técnicos, ficaremos melhor na área que atuamos, mas isso não estimula a criatividade. Outra vez, não estou dizendo para substituir a leitura técnica por outra de um tipo diferente, estou dizendo para agregar outros tipos de leitura na sua vida!

 

Abraços!

Fernando.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s